22 de dezembro de 2011

Demasiado próximo da ex? Imponha as suas distâncias!

O que fazer e o que evitar quando a sua ex faz parte da sua vida.

Em cada encontro, há sempre, algures, a um canto, no meio de um álbum de fotografias ou no fundo de uma caixa de correio eletrónico, uma ex. É desagradável, mas inevitável. Mas onde as coisas se podem tornar problemáticas é quando a ex em questão está sempre presente, sempre próximo do casal. Não que ela o persiga, mas simplesmente porque ficaram amigos... Como gerir essa relação? O que fazer e o que evitar? Os nossos «sins» e os nossos «nãos».

Erros que devem ser evitados

Proibição total

Seja tolerante. Pedir ao seu companheiro para nunca mais ver a ex é talvez uma medida extremamente drástica. Só deverá chegar a esse extremo em último recurso, se, na verdade, se sentir ameaçada pela ex em questão. Em todos os outros casos, basta limitar-se a restringir, se for necessário, o tempo que os dois passam a sós.

Invasão total

Imponha limites. Deixar-se invadir, ser demasiado permissiva também não é uma boa solução. Se há coisas que acha inadmissíveis ou se tiver a perceção de que as coisas não correm como deviam correr, deverá agir. Trata-se de mostrar à ex de quem é a prioridade.

Controlo total

Desista. Nas relações humanas, o controlo total é uma utopia que é difícil de ser seguida. Você nunca poderá saber exatamente tudo o que eles dizem, tudo o que fazem em cada instante. Aprendam a ter confiança um no outro. Pode pedir informações, certificar-se da sinceridade do seu cônjuge e do tipo de relação com o seu ex, mas deve aceitar que haverá sempre uma parte dessa relação — e da sua vida — que lhe escapará.

Quando se sai com alguém que ficou muito próximo da sua ex, o desafio é evitar os dois extremos: não querer ver ou querer saber tudo. Encontre o meio-termo entre a cegueira e a paranoia Mas se houver amor e confiança, tudo isso não deverá ser difícil!

O que é preciso fazer

Transparência antes de mais

Seja franca. Antes de mais, deve ficar claro, entre vocês, o que representa a ex para o seu namorado, o que ele sente por ela. Tenha a certeza do que se passa entre eles. Não permita que se encontrem regularmente como solteiros se não tiver a certeza do que existe entre eles. Tem, por conseguinte, o direito de pedir esclarecimentos ao seu companheiro.

De acordo com as suas condições

Fixe as regras do jogo. Se não estiver à vontade na sua presença, pode optar por não a quer ver. Se achar que sempre ao meio-dia é um pouco exagerado, pode também pedir ao seu namorado para ver a sua ex menos vezes. Se vivem juntos e não deseja, por qualquer razão, que a sua ex venha a sua casa, tem, uma vez mais, a possibilidade de impor os seus limites.

Você é a sua prioridade

Uma outra coisa deve ficar clara: você é a sua prioridade Quando o seu companheiro tiver de escolher, deve ser sempre em seu favor. É desta forma que poderá evitar os ciúmes e as dúvidas: quando tiver a certeza que você está em primeiro lugar, a outra depois, se sobrar tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTEaki Headline Animator