2 de julho de 2011

Dificuldades sexuais

Estou desesperado. As três últimas vezes que fui para a cama com uma mulher, não consegui ereção de jeito nenhum.” – Paulo, 36 anos; “Nunca consegui ter um orgasmo. Me sinto defeituosa!” – Lúcia, 42 anos; “Não consigo manter um relacionamento. Ejaculo logo que penetro a mulher” – Edu, 32 anos.
Não são poucas as pessoas que sofrem com a vida sexual que levam. As disfunções sexuais podem se localizar nas fases do desejo, da excitação ou do orgasmo.

Fase do desejo

I - Inibição do desejo sexual: Em alguns casos a falta do desejo faz com que a mulher não tenha interesse por sexo. Mas ela pode ter relações sexuais e ter orgasmo. Entretanto, é importante não confundir uma disfunção do desejo com o caso de mulheres, que não desejam mais fazer sexo com seus maridos.
Fase de excitação
I- Disfunção sexual geral: A mulher sente pouco ou nenhum prazer com a estimulação sexual. Pode até ter orgasmo, mas o contato físico lhe é desagradável. Antes denominava-se frigidez.Muitas dessas mulheres consideram angustiante a experiência sexual, embora varie a importância dessa aversão.
II- Vaginismo e dispareunia: Os órgãos genitais da mulher com vaginismo são normais, mas a contração involuntária da musculatura da entrada da vagina e dos músculos do ânus impedem totalmente a introdução do pênis. Se ao tentar a penetração a mulher sentir fortes dores, trata-se de dispareunia.
III- Disfunção erétil (impotência): A impotência é a incapacidade do homem para realizar a relação sexual de modo satisfatório, apresentando dificuldades em obter ou manter a ereção rígida do pênis.
Fase de orgasmo
I- Anorgasmia: é a mais frequente das disfunções sexuais femininas. As estatísticas americanas apontam que há apenas 25% de mulheres orgásticas e 75% de mulheres que apresentam algum tipo de dificuldade em alcançar o orgasmo.
II- Ejaculação precoce: essa é a mais comum das disfunções sexuais masculinas, nela, o homem é incapaz de exercer controle sobre seu reflexo ejaculatório. Quando excitado, atinge o orgasmo rapidamente.
III- Ejaculação retardada: é uma inibição específica do reflexo ejaculatório. Um homem com essa disfunção responde aos estímulos sexuais com sensações eróticas e uma ereção firme. Contudo, é incapaz de ejacular.
Exame médico especializado e a terapia sexual são indicados para o tratamento das disfunções sexuais.

Regina Navarro Lins do livro - “A Cama na Varanda”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTEaki Headline Animator