15 de outubro de 2015

Os Prós e Contra de transar com o ex.

PRÓ: é prazeroso e conveniente | Se você decidiu ter uma recaída com o "ex", é porque o sexo era bom. E transar com alguém que você já conhece é um caminho quase que garantido para o orgasmo. "Quando há intimidade, as pessoas se sentem mais livres para explorar um ao outro. É muito mais fácil quando se conhece os limites do outro e se sabe o que o parceiro gosta", diz a psicóloga Quetie Mariano Monteiro, do Setor de Sexologia do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, em São Paulo

PRÓ: o dia seguinte à transa é como outro qualquer | Se o sexo for péssimo, você não precisará se preocupar, muito menos encontrar uma maneira de recompensar o par. Na verdade, você não precisará sequer ligar no dia posterior ao encontro. E, caso passem a noite juntos, também não será necessário se preocupar com a aparência ao acordar. Afinal, aquela pessoa já viu você nos seus melhores e piores momentos.

PRÓ: não é preciso fazer joguinhos | Você já conhece o outro, o que lhe dá liberdade para ser autêntico, sem precisar fazer charme ou galanteios. Outros tipos de relacionamentos podem exigir isso no início, para tornar o sexo mais atrativo. Fora que, durante a transa, você tem total liberdade para pedir a ele que pare o que está fazendo, mude o ritmo ou a intensidade simplesmente porque não está prazeroso. Sexo com o "ex" propicia, inclusive, a oportunidade de experimentar novas manobras. E tudo bem se der errado!

PRÓ: vocês podem tentar algo novo, como um ménage à trois | A fantasia de incluir uma terceira pessoa na relação é comum a muitos casais, mas não são todos que têm coragem de realizar o fetiche. E uma das razões é que, sem o devido amadurecimento de ambas as partes, o sexo a três pode causar crise no relacionamento, motivada por ciúme. Porém, quando vocês não estão mais em uma relação estável, não há com o que se preocupar.

PRÓ: o sexo pode ajudar a aliviar a dor da separação | Em 2013, foi divulgada uma pesquisa, feita pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com 137 adultos recém-divorciados. O estudo mostrou que se envolver sexualmente com o "ex" pode ajudar a seguir a vida, porque oferece uma sensação de segurança necessária no momento. ?Satisfazer o desejo sexual é uma parte importante no processo de luto, ainda que seja com a pessoa por quem se nutre algum tipo de afeto?, diz o psicólogo Thiago de Almeida, autor do livro "A Arte da Paquera: Inspirações à Realização Afetiva" (Letras do Brasil)

CONTRA: o sexo pode culminar em uma relação ioiô | Vocês terminaram, mas vivem se encontrando para transar. Esse pode ser o primeiro passo para se tornarem um casal com muitas idas e vindas. Por isso, o pré-requisito para fazer sexo casual com o "ex" é ter certeza de que nenhum dos dois tem a intenção de retomar o relacionamento. ?Em um dia de solidão, às vezes, um amigo pode ser uma opção melhor do que um 'ex'?, diz o psicólogo Thiago de Almeida.

CONTRA: transar com o "ex" pode indicar baixa autoestima | Esse desejo por um antigo amor pode não ser tão inofensivo quanto parece, mas um reflexo do seu medo de ficar só. Talvez você esteja inseguro para investir em novos relacionamentos e não se sinta bom o suficiente para conquistar outra pessoa. Só que essas sensações precisam ser encaradas e não mascaradas. Bancar a pessoa moderna que faz sexo sem esperar nada em troca poderá ser prejudicial para a sua vida amorosa, agora e no futuro.

CONTRA: você pode ter problemas para se envolver com outra pessoa | Ainda que seja apenas por sexo, manter o vínculo com um antigo amor pode impedir que você embarque em um novo relacionamento. ?Quando se está preso ao 'ex', fica mais difícil se envolver emocionalmente com outra pessoa?, diz a psicóloga Rose Villela, coordenadora do curso sobre sexualidade humana do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

CONTRA: há chance de virar estepe ou amante | Movidas por amor, paixão, carência ou comodismo, muitos se sujeitam a ser o outro na vida do "ex". De acordo com a psicóloga Rose Villela, esse cenário é mais comum do que se imagina. Porém, o envolvimento nem sempre constrói laços afetivos entre o casal e pode conduzir tanto ao prazer quanto ao sofrimento. ?Por isso, é importante sempre deixar muito claro o que se quer com essa relação, para não alimentar as expectativas de ambos?, diz a especialista.

CONTRA: a relação pode trazer à tona sentimentos ruins | Culpa, esperança de retomar o relacionamento e incertezas sobre o futuro podem ser aguçadas quando se decide investir em uma relação que acabou, ainda que seja só na cama. Há também o risco de reviver sentimentos do passado. ?Por mais que exista um acordo entre os dois, não é fácil prever as reações do outro e mesmo as próprias?, diz a psicóloga Quetie Mariano Monteiro. Para minimizar essas ameaças, vale considerar como foi o término. Aconteceu de forma amigável? Ainda existia sentimento entre vocês?

Didi Cunha/ Leia mais em: http://zip.net/brsbVK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTEaki Headline Animator