10 de dezembro de 2014

Cinco regras básicas do sexo casual entre os maiores de 50 anos

Sexóloga alerta para o uso dos preservativos e sugere clubes ao invés de baladas para quem quer paquerar!

Muito se fala da importância de manter ativa a vida sexual com o parceiro, mesmo após décadas de relacionamento. Mas e como ficam os solteiros? O divórcio, a viuvez e até mesmo a solteirice convicta não podem se tornar motivo para deixar o sexo para lá.

Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, o sexual casual também traz benefícios. Uma aventura com um parceiro de uma noite e nada mais, além de poder ser recheada de momentos agradáveis, ajuda a liberar tensões, melhora o humor e eleva a autoestima. Sexo não é tudo, a gente sabe, mas no limite, “a falta de sexo pode fazer uma pessoa deixar de se cuidar física e espiritualmente, até abandonar-se por completo”, alerta.

Por isso, nada de envelhecer antes da hora. Divertir-se, afinal, por que não?

Com a ajuda da especialista, listamos cinco regras básicas para a prática do sexo casual entre os maiores de 50 anos. Lembre-se que a mais importante delas vale para seus filhos, netos e vale para você também: proteja-se! O melhor sexo é o sexo seguro.

1. Lembre-se de usar preservativo. As últimas pesquisas falam por si só. No Boletim Epidemiológico Aids e DST (2013), a taxa de incidência de Aids em maiores de 60 anos (em 100 mil habitantes) aumentou 80% nos últimos doze anos no Brasil. Os números de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis também aumentou. “O preservativo como o conhecemos hoje não existia quando essas pessoas estavam iniciando sua vida sexual. Então, ele não faz parte dos hábitos de muitos deles”, explica a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello. Segundo ela, é possível aliar proteção e diversão. “O mercado oferece diversas opções de preservativos que proporcionam bons momentos na hora do sexo, desde aqueles com sabores aos que prolongam a ereção”, enumera.

2. Não tenha vergonha de usar lubrificantes, brinquedinhos & cia. A menopausa provoca uma série de sintomas e um deles é a perda da lubrificação vaginal. “Por conta disso, na hora agá, a mulher vai precisar tirar um lubrificante da bolsa”, explica a sexóloga, que indica produtos à base de água. “É preciso lidar com isso com naturalidade, sem ter vergonha, mesmo que o parceiro seja um desconhecido”, conclui. Os homens também têm seus truques. Atualmente, é possível recorrer à reposição hormonal, além de remedinhos já consagrados, como o Viagra. E nada os impede de incrementar a performance com produtos de sex shop. “Eu vejo que os homens nessa faixa etária estão muito preocupados com a saúde do pênis. Eles querem manter um bom desempenho e isso é ótimo.”

3. Avalie suas emoções antes de sair de casa. O sexo casual não envolve sentimentos. É o sexo pelo sexo, pelo prazer, pela diversão. “É preciso estar com a cabeça muito aberta e preparada e a autoestima tinindo para encarar uma noite e nada mais”, explica a psicóloga. “Eu vejo que isso é muito mais fácil para os homens do que para as mulheres. Elas se encantam mais, sofrem mais, em qualquer idade.” Cecarello incentiva paquerar desconhecidos. “A vergonha é muito menor, porque há descompromisso. Então a entrega é maior, você não se preocupa em ser julgado, repreendido”, conta. Outra dica para manter a casualidade do encontro é optar por lugares mais impessoais, como um motel, e não a própria cama. Em tempo: se estiver carente emocionalmente, ir atrás de ex-namorados-maridos-esposas pode se tornar um desastre completo.

4. Prefira um clube a uma balada. É comum ver divorciados frequentarem baladas e festas para recuperar o ritmo frenético da solteirice, mas se esses ambientes estão fora de cogitação, há opções menos óbvias para interagir socialmente e se divertir. “Frequente um clube onde você possar tomar um sol de manhã, jogar tênis ou praticar outro esporte”, sugere a sexóloga. “Se você for com uma certa frequência, vai acabar conhecendo pessoas. Caminhar num parque também é uma boa.” Paquerar pela internet também pode ser divertido, há aplicativos de celular exclusivos para a prática. Mas é importante que você se sinta seguro. Caso contrário, uma opção é pedir indicações a 'amigos cupidos'.

5. Pratique atividades físicas para manter o fôlego. A Sociedade Brasileira de Cardiologia fez uma pesquisa há pouco tempo mostrando que a mesma quantidade de oxigênio que uma pessoa necessita no cérebro no momento do orgasmo, que é o pico numa relação sexual, é a mesma quantidade de oxigênio que ela necessita no cérebro para caminhar 1,5 km durante 20 minutos ou para subir dois lances de escada. “Isso é para provar o quão importante uma atividade física é para manter a forma e se preparar fisicamente para o sexo”, adverte Cecarello. Com a saúde em dia, o sexo fica melhor. Com a vida sexual ativa, todo o resto fica muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTEaki Headline Animator