3 de junho de 2011

Sexo sem amor

Já ouvi muita gente dizer que sexo tem que estar sempre ligado ao amor. Desconfio que isso não passa de mais uma tentativa de restringir a sexualidade feminina, afinal, nunca se fez essa exigência ao homem. Ao contrário, sempre se aceitou que ele fizesse sexo com qualquer mulher. Para provar que era macho tinha que estar o tempo todo pronto para o ato sexual. Com a mulher a história era bem diferente. Até algumas décadas atrás, caso ela gostasse de sexo, não podia demonstrar de jeito nenhum. Isso a desqualificaria como esposa.
Mas, na verdade, com tanta repressão o sexo não era bom mesmo para ninguém, muito menos para as mulheres. O homem chegava à vida adulta com pouquíssima experiência, no máximo algumas transas com prostitutas, o que reforçava a ideia do sexo ser algo pouco digno. Quando casava com aquela moça virgem, que viria a ser a mãe dos seus filhos, o sexo se tornava, então, um problema bastante complicado para ele. Era feito no escuro, embaixo das cobertas, com muita pressa. Se a maioria dos homens ainda ignora que para haver penetração a mulher deve estar lubrificada, imagine naquela época! O prazer da mulher não era nem cogitado. E elas aguentavam tudo com bravura, ou melhor, mansidão.
Com a mudança das mentalidades, da década de 60 para cá, se começou a aceitar que a mulher tivesse prazer sexual, mas apenas com o homem que amasse. Se não fosse assim, era considerado falta de decência. É por isso que, atualmente, ainda encontramos quem insista em afirmar que é da natureza feminina só desejar sexo se existir amor. Dizem também que sexo com amor é muito melhor. Claro, tudo o que se faz com a pessoa amada é melhor, até mesmo comer um bolo de chocolate. Mas desejo sexual e amor são emoções distintas, que podem existir juntas ou separadas.
Não há motivo para o sexo não ser ótimo, quando praticado entre duas pessoas que sentem desejo uma pela outra. Porém, é comum o medo de que, sem amor, quando a relação sexual chegar ao fim, a frustração tome conta da pessoa. Sem dúvida, isso vai ocorrer se existir pretensão de algo diferente do próprio prazer sexual. A frustração só ocupa o espaço de uma expectativa não satisfeita.
O problema é que, como o sexo não é visto como natural, busca-se nele algo mais do que o prazer: continuidade da relação, namoro ou casamento. Aí a frustração não é pelo sexo e sim por um projeto que não se realizou. Se duas pessoas vão para o ato sexual buscando simplesmente obter e dar prazer, e isso acontece, por que não seria muito bom para elas?

A Cama na Varanda: Sexo sem amor

POR REGINA NAVARRO LINS

Um comentário:

  1. Muito boa sua nota, mas me vem algumas perguntas que me intrigam. Se a sociedade passar a fazer sexo por prazer ou apenas por necessidade sem nenhum compromisso, como ficaria o índice de doenças, até mesmo como famílias existiriam?
    Como você mesmo postou, todo feito com amor é melhor mesmo um bolo de chocolate, como podemos praticar o ato sexual com amor com outra pessoa que nem conhecemos, acredito que o sexo é uma coisa íntima, não é qualquer um que tem acesso as nossas intimidades.Por favor se eu estiver equivocado, troque idéias comigo, muito boa sua nota.

    ResponderExcluir

TESTEaki Headline Animator