14 de dezembro de 2010

Como provocar seu amado e esquentar a paixão

Para proteger seu romance, você é capaz de tudo - inclusive ficar quietinha no seu canto a fim de não criar caso. Mas resistir a viver na zona de conforto pode aumentar o grau de intimidade dos dois até o nível máximo. Quer apostar?

Texto Bethany Heitman

Se você encontrou o homem certo, é natural não querer mexer em time que está ganhando. Pensa: "Para que abusar da sorte saindo com as amigas uma vez por semana ou atravessar um dia inteiro sem se falarem?" A verdade nua e crua é que, às vezes, lançar mão de algumas provocações incendeia essa rotina e aumenta a conexão amorosa. Ou o relacionamento pode ficar tão morno que, sem que perceba, esfria de vez. NOVA ensina os cinco maiores lança-chamas da paixão.

Ligar menos

Mulher adora conversar - e acha a coisa mais normal do mundo ligar para a amiga só para contar que viu uma blusa incrível na promoção ou que teve uma discussão daquelas com a mãe. Mais ainda: não pensa duas vezes antes de fazer o mesmo com o amado. Há quem telefone diariamente só para dar um relatório de tudo o que fez nas últimas horas. "Manter contato frequente realmente faz você se aproximar dos amigos", diz a psicoterapeuta Patricia Covalt. "Só que não surte o mesmo efeito com o namorado. Ao contrário, pode afastá-la dele." Os homens são mesmo arredios em relação a esse estranho aparelho chamado telefone. Mais práticos, e bem menos verborrágicos do que nós, só recorrem a ele quando precisam passar ou receber alguma informação objetiva e, de preferência, curta: "Que horas vai ser o futebol? Às 11? Ok, até amanhã!" Essa diferença básica entre a natureza feminina e a masculina faz com que seu querido interprete a sua vontade de conversar várias vezes por dia como carência. E odiamos admitir, mas talvez haja, sim, um fundo desse sentimento angustiante por trás do desejo de telefonar toda hora. "A mulher tende a ficar nervosa se não tem notícias por muito tempo. Então, quer se assegurar de que está tudo bem", avalia Patricia.

ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Experimente "sumir" por um tempo e vai ver que o relacionamento só tem a ganhar quando há espaço para sentir... saudade! Além disso, só de imaginar o que você está fazendo de tão importante que não sobrou um tempinho para dar um alô, o lindo tomará a iniciativa de ligar. E, assim, demonstrar interesse e, o melhor de tudo, envolvimento.

Sair sem ele

Se vocês se amam, querem ficar juntos nas noites estreladas do verão, nos fins de semana, nos feriados... Na ficção, isso é incrível (e possível!). Na prática, passar todo o seu tempo livre grudada nele pode minar a relação. "Se estão sempre colados, acabam não tendo muito o que conversar", observa Jennifer. A longo prazo, o contato em excesso tende a virar tédio. Segundo a terapeuta, há um nome para isso: teoria da habituação. Acontece quando o convívio é exageradamente próximo, a ponto de fazer você se acostumar com alguém (no sentido mais morno da expressão). "O resultado é que a presença do outro passa a não despertar mais aquela sensação de bem-estar", detalha. Além disso, é fato que ter vida própria faz de você uma mulher muito mais instigante. "Quando o homem percebe que a namorada precisa dele para tudo, sente-se pressionado e pode acabar se afastando", pondera o psicoterapeuta americano John Amodeo.

ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

A atitude esperta é reservar algumas janelas na agenda para programas sem ele. Por exemplo, marcar a "noite das amigas", fazer curso de cabala ou de dança do ventre. "Ocupe-se pelo menos uma vez por semana - e nem ofereça a ele a opção de ir com você", ensina a psicóloga Barbara Cox. Os estudiosos ressaltam que a mulher com interesses bastante variados é mais dinâmica, animada e, claro, atraente!

Demonstrar seu amor

Sua avó já dizia que uma mulher nunca deve mostrar lá muito interesse, mesmo que arraste um bonde (nas palavras dela) pelo namorado. Conselho de amiga: desconfie dessa máxima. Na opinião da psicoterapeuta Patricia, algumas de nós realmente escondem as emoções por medo de rejeição ou de parecerem bobas se o relacionamento for por água abaixo. No entanto, procure observar, todo mundo gosta de ser mimado, elogiado, amado - inclusive os homens. Além disso, ao trancar a sete chaves o que sente, você corre o risco de passar a mensagem oposta, de que não se importa de verdade.

ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Claro, não dá para dizer "Eu te amo" de cinco em cinco minutos. O segredo é encontrar a dose ideal e variar os jeitos de se expressar. Por exemplo, quando saírem juntos, fale algo do tipo "Sempre me divirto muito com você". Barbara sugere: "Tente expressar seus sentimentos no momento em que eles aparecem". Essa espontaneidade vai torná-la ainda mais sexy e especial aos olhos do seu eleito.

Discordar das opiniões dele

Ninguém está dizendo para você ir na contramão de cada ideia que não soar bem aos seus ouvidos. Apenas procure falar o que pensa, sem se anular, mesmo quando sua opinião for oposta. É comum achar que, fazendo o possível e o impossível para alinhar seu ponto de vista com o dele, garantirá a harmonia desse amor. Na realidade, fingir que concorda com tudo pode torná-la menos interessante, com pouca personalidade e falta de atitude. "Homens se sentem atraídos por mulheres que os desafiam e os provocam", explica a terapeuta de relacionamento Jennifer Oikle. Cá entre nós, não é assim com você também? Se um homem diz amém para qualquer coisa que você fale, ele certamente ganha cartão vermelho. Então, não há razão para se esconder.

ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

O problema não é discordar, e sim a forma como faz isso. Cuide para o bate-papo não virar monólogo nem parecer que medem forças numa queda de braços. Afinal de contas, é apenas uma conversa entre pessoas adultas sobre a visão de mundo que cada um tem. Exponha seus argumentos sem medo, permitindo que seu homem defenda os dele. Uma discussão inteligente deverá acender os ânimos e também vai ajudar os dois a se conhecerem muito melhor.

Discutir a relação

A capacidade que a ala masculina tem de surtar quando ouve a simples frase "Precisamos conversar" é mundialmente conhecida. Por isso, não seria surpresa se você contasse que prefere respirar fundo a perguntar ao namorado se ele precisa mesmo fazer tantas horas extras ou falar tantas vezes com a mãe. Quem quer mexer em um time que está ganhando e ainda por cima receber o rótulo de irritante? Só que engolir mágoas faz os pequenos probleminhas amorosos inflarem até se tornarem enormes, prontos a explodir por qualquer motivo.

ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Para não cair nessa cilada, o truque é tocar no assunto com delicadeza e naturalidade, procurando deixar claro que está expondo um sentimento seu, e não fazendo cobranças ou acusações. Tente demonstrar que adoraria contar com o apoio dele. "Homens querem ver as mulheres felizes, mas nem sempre sabem como colaborar - por isso precisam de ajuda", explica Amodeo. "Se você mostrar exatamente em que ponto seu namorado está errando e como melhorar, é provável que ele agarre a oportunidade."

TESTE DA INTIMIDADE

Para saber se a relação de vocês está se tornando mais profunda, preste atenção nos diversos sinais. Segundo o especialista em relacionamento Steve Santagati, autor do livro O Que os Homens Querem e As Mulheres Precisam Saber (Rocco), a resposta é "sim" se ele...

• Deixa você ficar sozinha na casa dele e faz inclusive cópia das chaves. Se moram juntos, dá acesso ao computador dele (sem ficar tenso!).

• Separa um espaço para suas coisas no armário dele.

• Esquece o celular em qualquer lugar, sem se importar se você vai olhar a agenda ou atender ligações.

• Comenta várias coisas que gostaria de fazer com você no futuro.

• Demonstra pequenos (dissemos pequenos!) sinais de ciúme.

• Compra presentes mesmo fora de ocasiões especiais.

• Capricha mais nas preliminares.

5 riscos que não valem a pena

Não é difícil escorregar em atitudes que, à primeira vista, parecem levar a relação a patamares mais altos. Na verdade, elas podem destruir o mais sólido dos romances. Estas são as cinco provocações que você pode evitar:

1. INTIMIDADE À PROVA

Adotar a regra do "O que é meu é seu" e fuçar no Orkut, no MSN, no celular, no e-mail e na carteira dele.

2. AMIGOS À PARTE

Testar a lealdade do namorado pedindo que escolha entre você e os amigos, ou a mãe dele, ou o trabalho...

3. CIÚME NO LIMITE

Ser bem carinhosa com o amigo dele. Despertar um pouco de ciúme apimenta a relação — só é preciso ter a medida.

4. CONFIANÇA QUEBRADA

Contratar um investigador para descobrir mais sobre o passado do gato ou checar se ele é fiel.

5. INDIRETAS CERTEIRAS

Apresentá-lo aos amigos como seu futuro marido. Principalmente se vocês estão juntos há pouco tempo ou se ainda nem falaram em trocar alianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTEaki Headline Animator